Review: "Chapeuzinho Azul na Cidade Maravilhosa" de Gladston Salles
Esperança no mundo...
É essa esperança inocente que chapeuzinho azul mantém nela apesar das coisas menos boas que lhe vão acontecendo. E assim mantém o seu bom coração.
Editora: Scortecci Editora
Autor: Gladston Salles
Edição: 1
Número de páginas: 48
Sobre o autor
Gladston Salles nasceu no Rio de Janeiro e, para além de advogado, é poeta e escritor. Aderiu a diversos projetos e associações relacionadas com estes temas, publicou já cinco livros em português.
O livro
Olá a todos!! :)
Este envio foi uma pequena surpresa do autor. Fiquei bastante surpreendido, e agradecido, claro, por o autor nos enviar o seu livro diretamente do Rio de Janeiro para que pudéssemos falar sobre ele! Obrigado, Gladston!
Mas sobre o que é a história...? Bem, Chapeuzinho Azul na Cidade Maravilhosa é exatamente um conto infantil que nos traz uma menina humilde e pura de coração como uma "capuchinho (chapeuzinho) vermelho" que vai viver para o Rio de Janeiro.
A menina vivia com os pais nos bosques, mas, devido a interesses económicos e nada amigos do ambiente, perderam a casa, e a chapeuzinho azul foi para a cidade, onde ficou a viver numa zona pobre...
Estou um pouco dividido com esta história no que toca à sua avaliação.
Por um lado, gostei do que li, foi uma leitura simples tal como estava a precisar e fluiu relativamente bem. Por outro, sinto que faltou algo mais que me conseguisse agarrar com força à história.
Mas vamos por partes...
Começando pela criatividade, senti que este foi o maior pecado do livro. A meu ver, toda a história se baseia numa sucessão de lugares-comuns, não havendo em momento nenhum algo que me fizesse sentir surpreendido ou injetado de novidade. Para além de que as coisas vão acontecendo às personagens, em vez de serem estas a fazerem acontecer o que quer que seja.
Seja como for, importa dizer que, no pouco que se pode desenvolver, o autor foi conseguindo apresentar alguns tópicos que queria trazer, como a falta de dinheiro da família, as poucas condições no bairro, etc.
Quanto às personagens, podiam ser mais trabalhadas mesmo num livro infantil. A verdade é que a protagonista é realmente muito fofa e esperançosa, e tem um brilho especial nos olhos. Mas, por vezes, é tanto que não soa totalmente realista, e as outras personagens são totalmente planas também.
A escrita foi agradável e até adequada ao público-alvo em questão. A linguagem é simples, as frases curtas e, a dada altura, deparamo-nos com algumas brincadeiras de palavras que podem estimular as mentes dos mais novos!
Ah, e tenho de referir as ilustrações que, a meu ver, até puxam a classificação do livro um pouco mais para cima! Não são muito detalhadas, mas a verdade é que nos cativam pela sua simplicidade (numa história que se apresenta também bastante simples). Achei-as muito fofinhas!
Mais uma vez obrigado ao autor! Espero que tenham gostado da opinião! A todos os que quiserem uma história simples e com uma personagem pobre, inocente e crente na bondade do mundo, aconselho a experimentarem :)
Boas leituras!! ;)
Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido...
Goodreads Challenge
2021 Reading Challenge
Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)