Review: "Harry Potter e a Ordem de Fénix", de J K Rowling
Editora: Editorial Presença
Autor: J K Rowling
Edição: 8
Número de páginas: 752
Sobre a autora
J K Rowling é autora de algumas obras (poucas), das quais se destaca a coleção de sete volumes, "Harry Potter", incluindo também o livro "Morte Súbita", este para adultos. A coleção fez desta escritora a primeira pessoa a tonar-se bilionária por escrever livros, tendo atingido fortunas impensáveis!!
O livro
Olá a todos!! :)
Depois de ler o "Cálice de Fogo", tive de esperar para me lançar para o grande calhamaço da série, "A Ordem de Fénix", que ultrapassa as 750 páginas... Aliás, para também ir lendo outros livros, tive de dividir a leitura em três partes, de cerca de 250 páginas. Mas valeu a pena! ;)
Bem, antes de mais, devo dizer que é neste livro que, segundo senti, o mundo de Harry Potter se torna bem mais sombrio, depois do episódio final do volume anterior. Os cenários, os sentimentos, as personagens, são muitas as coisas que nos fazem sentir a série de uma forma nitidamente mais obscura.
Neste volume, tudo começa com uma invasão de dementors perto da casa dos Dursleys, colocando em perigo a vida de Harry, e levando-o a usar magia fora de Hogwarts, o que sabemos ser proibido a feiticeiros daquela idade. Além disso, Harry é levado até uma Ordem secreta, empenhada na proteção contra Voldmort (cujo regresso o Ministério deliberadamente ignora). E esta Ordem é formada pelas nossas personagens mais queridas da série.
Harry será julgado, Dumbledore ignora Harry, evitando qualquer contacto com ele, ambos são vistos pela maior parte dos feiticeiros como mentirosos por afirmarem o regresso de Lord Voldmort. E o Ministério tentará influenciar o que acontece na nossa escola de feitiçaria preferida. E muito mais irá acontecer! (como seria de esperar num livro deste tamanho :P)
Antes de mais, e não dizendo nada de novo: a autora é muuuito imaginativa! Criaturas, feitiços e personagens surgem naturalmente, integrando-nos perfeitamente nas regras e hábitos dos feiticeiros, objetos e lugares, assim como no clima e perigo iminente vivido por eles, e, em especial, por Harry, Ron e Hermione. E é um mundo no qual, mesmo assim, os leitores sonham viver.
As personagens são muito cativantes, para além de bem construídas, e sempre a esconderem um ou outro mistério. As mais próximas a Harry são-nos familiares e a sua companhia até nos agrada verdadeiramente, desejando cada vez mais a sua presença, e relembrando os seus papeis ao longo da série.
O ponto alto é o estilo da autora! A escrita, o seu ritmo e toque pessoal. Mais ainda, as cenas e imagens sugestivas que nos conseguem tanto fazer rir como roer as unhas no final, ou mesmo bufar de raiva. Não me canso de ler, mesmo que só para me deixar levar pelas suas palavras.
O ritmo deste livro foi muito mais lento, com mais descrições e uma quantidade, para mim exagerada, de cenas. Daí que tenha sido mais cansativo. É claro que, chegando ao final, pensei que, depois de tanta página, teria direito a uma sessão de revelações ainda mais acentuada e louca, o que, definitivamente, não aconteceu. Desta vez, a autora apostou mais na ação do que em revelações por trás das cenas do livro. Seja como for, ficamos a saber o papel de Dumbledore desde o nascimento de Harry.
Finalmente, refiro que, ainda que não me tenha soado "perfeito" ou "brilhante" como aconteceu com volumes anteriores, nunca poderia dizer que "Harry Potter e a Ordem de Fénix" é menos do que "Muito Bom". J K Rowling, podes continuar! :P
Boas leituras!! ;)
Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido...
Goodreads Challenge
2021 Reading Challenge
Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)