Review: "O Apocalipse dos Trabalhadores", de Valter Hugo Mãe

26/03/2017



Editora: Alfaragua

Autor: Valter Hugo Mãe

Edição: (2012)

Número de páginas: 200




Sobre o autor

Nasceu em 1971, em Angola, tendo vivido a maior parte da vida em Portugal. Publicou diversos romances e crónicas, traduzidos já para diversos idiomas.



O livro

Olá a todos!! :)

Outro livro fora da zona de conforto... Ultimamente, têm sido vários, mas vou ter de parar, voltando aos meus géneros mais queridos.

Bem, infelizmente, este livro não conseguiu agradar-me. Trata-se da história de Quitéria e Maria da Graça, duas mulheres residentes em Bragança, que marcam a mentalidade do "desenrasca" e das erradas conceções da vida e do amor...

Quitéria procura jovens para relações físicas, até conhecer Andryi, um imigrante ucraniano que vem trabalhar para Portugal, e do qual começa a gostar. Já Maria da Graça, é forçada pelo patrão de setenta e seis anos, enquanto envenena o marido com lixívia na sopa, matando-o aos poucos.

E este é o ponto de partida da história, que, afinal de contas, não avança muito, puxando quase apenas memórias e pensamentos, mudanças de ideias e afins...

Acho que o autor foi buscar uma versão muito feia, lúgubre, asquerosa dos portugueses, como uma minoria nojenta a representar o todo inverso. Para isso, usou várias cenas de sexo, quando não executado, também comentado pelas amigas, uma à outra.

Não obstante as personagens bem construídas (mas não cativantes), o estilo do autor também não me cativou. Aviso que não são utilizadas maiúsculas ou qualquer pontuação para além de vírgulas e pontos finais, tendo diálogos enormes a desenrolarem-se no mesmo parágrafo.. Mas não foi isso que me incomodou, foi mesmo a articulação das palavras, o seu peso, enfim...!

Assim sendo, o livro não me emocionou ou fez torcer pelos personagens, ainda que tenha proporcionado uma ou outra risada, que era depois desfeita por alguma atitude nauseante.

A diagramação não está má, ao contrário da capa, que nunca me levaria a comprar o livro... (foi requisitado para uma atividade escolar)

Apesar de tudo isto, devo reconhecer que deixa alguma reflexão e que o exemplo de Maria da Graça especialmente conseguiu mostrar como a felicidade consegue ser compreendida com a brutalidade de uma violação. Assim como as soluções para as vidas tristes que ambas levam... Ainda que pudessem mudá-las, na minha opinião!! (Talvez seja por isso que este livro tanto me irritou!)

Boas leituras!! ;)


Instagram

Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido... 

Goodreads Challenge

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
NoConforto has read 0 books toward their goal of 50 books.
hide

 



Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)

Os nossos parceiros