Review: "O Caminho do Peregrino", de John Bunyan

18/01/2018



Editora: alma dos livros

Autor: John Bunyan

Edição: 1

Número de páginas: 192




Sobre o autor

Escritor e pregador cristão inglês, Bunyan é conhecido por este livro, a alegoria cristã mais famosa de todos os tempos.



O livro

Olá a todos!! :)

É com enorme pesar que vos digo que acabei de concretizar a pior leitura da minha vida. É verdade... Este livro foi aquele do qual menos gostei até ao momento.

Bem, como sabem, ele foi-me oferecido em junho, aquando do meu aniversário, e eu não fazia a mínima ideia do que era. Nem mesmo quando iniciei a sua leitura, no decorrer da Maratona de Fim de Ano. Aquilo com que me deparei foi uma desilusão desastrosa.

"O Caminho do Peregrino", como o próprio nome indica, é um livro espiritual que acompanha a viagem de um homem que, deixando a sua casa para trás, segue uma travessia. Procura o caminho para o Paraíso, tendo de enfrentar certos obstáculos até lá poder chegar.

Mas tudo isto é escrito e visto de uma perspetiva muito redutora (a qual compreendi quando reparei que o autor já morreu há uns séculos...). Segundo este livro, só aqueles que não têm nenhum percalço (ou que saem afortunadamente ilesos de todos eles) poderão algum dia esperar a luz eterna.

Bem, não estou aqui para discutir teologia, mas a verdade é que a leitura se tornou demasiado enfadonha logo nas primeiras dez páginas, tendo sido um suplício continuar. E o livro acaba até com um comentário do tipo: até da porta do Céu se vai para o Inferno (como quem diz: Deus é impiedoso, seus demónios :P ).

Enfim, cena atrás de cena, as pessoas com as quais o protagonista se vai encontrando (e que têm todas nomes de sentimentos ou características, sendo personagens-tipo) perguntam-lhe como ali chegou, pelo que ele está, de cinco em cinco páginas, a relatar tudo o que se passou até então. Devem imaginar como foi penoso...

A escrita não fluiu também, pelo que foi a morte do artista, quanto mais com as personalidades nada cativantes das personagens, ou diálogos integralmente artificiais, com nada mais do que frases feitas e citações bíblicas.

Foi uma leitura para esquecer... Só termino, deixando-vos um conselho: se não quiserem ter uma experiência de leitura intragável, NÃO TOQUEM NESTE LIVRO.

Boas leituras!! ;)


Instagram

Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido... 

Goodreads Challenge

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
NoConforto has read 0 books toward their goal of 50 books.
hide

 



Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)

Os nossos parceiros