Review: "O Traficante", de Robert Muchamore
Editora: Porto Editora
Autor: Robert Muchamore
Edição: 6
Número de páginas: 328
Sobre o autor
Robert Muchamore nasceu em 1972, em Londres. Desde que escreveu "O Recruta", em 2003, a sua popularidade e sucesso literário (especialmente entre os mais novos) cresceu. O último livro da CHERUB foi publicado em 2016.
O livro
Olá a todos!! :)
Depois de reavivar a memória com "O Recruta", não pude esperar muito até avançar para "O Traficante", o segundo volume da série. Para além do mais, tinha o incentivo do desafio, o que é sempre muito útil.
Este livro apresenta-nos a segunda missão secreta de James, passado cerca de um ano desde o início da coleção. Desta vez, o nosso protagonista será acompanhado por Kerry, Kyle e a boazona Nicole. Cada um deles terá de travar amizade com um dos filhos do maior traficante do Reino Unido.
Desta forma, entrarão na casa deste criminoso e descobrirão algo que o ligue aos crimes que "discretamente" comete. Em paralelo, Lauren já atingiu os dez anos e poderá entrar para a recruta. Será que vai correr tudo bem? E James descobrirá bastante sobre si mesmo, dando-se conta das alterações que a sua personalidade revelou desde que entrou para a CHERUB.
Bem, na minha opinião, este livro foi ainda melhor que o primeiro. Acho que o autor conseguiu manter os temas e questões subtilmente por resolver do livro anterior, acrescentando-lhe ainda novos problemas que, não obstante o jovem público alvo, conseguem ser bastante complexos, dependendo da reflexão desenvolvida pelo leitor.
Pensando nisso, sinto-me verdadeiramente agradecido à vida por me ter dado uma coleção assim para crescer com ela, na idade em que realmente começamos a formar as nossas opiniões sobre diversas questões sociais. Neste volume, fala-se descontraidamente sobre homossexualidade, um toquezinho de dor de perda e seus impactos, e ainda respeito pelos mais idosos.
Como já referi na resenha d' "O Recruta", achei a criatividade do autor muito interessante, conseguindo criar um ambiente e uma organização onde os mais novos adorariam viver (e eu também!) :P
Quanto ao estilo do autor, este marca-se pela descontração, associada sempre a momentos divertidos, que costumam terminar as cenas quando estas não são fechadas num momento de suspense... As frases relativamente curtas e a descrição concisa desenvolvem-se na terceira pessoa, e permitem a visualização das cenas.
As personagens, que adorei relembrar, são muito cativantes, e nada fáceis de esquecer (como sou prova viva, recordando-me ainda dos seus nomes e traços gerais). São mais um ponto positivo que me levam a querer ler o volume seguinte (para mim, um dos mais marcantes, no momento em que li).
Termino, referindo que estes livros são provavelmente os livros que li cuja leitura flui melhor (a uma velocidade estonteante mesmo). Enfim, leiam a história! E deixem-se prender por este mundo de pequenos grandes espiões.
Boas leituras!! ;)
Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido...
Goodreads Challenge
2021 Reading Challenge
Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)