Review: "O Traidor", de Nelson e Alex DeMille

16/07/2020



Editora: Marcador Editora

Autor: Nelson e Alex DeMille

Edição: 1

Número de páginas: 536




Sobre os autores

Tanto o pai como o filho se dedicam à escrita. E ambos conseguiram trazer contributos diferentes à história. O pai, Nelson, já top vendas em todo o mundo, conheceu em primeira pessoa o ambiente do Exército. Alex, o filho, traz ainda a perspetiva da escrita cinematográfica.



O livro

Olá a todos!! :)

Confesso que os livros grossos são sempre aqueles que ficam na pilha para ler mais tarde... Não sei o que se passa comigo, mas, quando olho para um calhamaço, fico verdadeiramente ansioso, com receio de não gostar da leitura e ficar "obrigado" a terminar o livro durante eternidades.

Mas não foi bem isso que aconteceu com esta história, a que se inicia com o desaparecimento de Kyle Mercer, o capitão do Exérctio raptado por um grupo de talibãs no Afeganistão. Bem... Pelo menos, era isso que se pensava. Até Mercer ser avistado em Caracas, na Venezuela, e se apontar para a deserção. E os perigos de um traidor são particularmente gravosos quando este detém informação secreta e bastante sensível...

É por isso que Taylor e Brodie, da Divisão de Investigação Criminal, são contratados para o capturarem e levarem à Justiça americana. E dada a inexistência de um acordo de extradição consistente com a Venezuela, esta missão tem tudo para ser não-oficial...

Este livro começa bastante bem. Uma cena de tortura com pensamentos chocantes. Dois agentes a serem destacados para descobrirem o paradeiro de um misterioso traidor e o extraírem ilegalmente de um país mergulhado numa crise económica e política... Só que depois, tudo avança demasiado devagar.

Parece que os autores constroem o realismo da história através dos detalhes, mas de uma forma algo exagerada. Desde logo, temos descrições desnecessárias de mecanismos e cenas que estão simplesmente a mais, incluindo pequenos momentos e rotinas irrelevantes. Parece que os verdadeiros momentos da história se encontravam disfarçados no meio das rotinas, ou então prolongados até ser difícil localizá-los objetivamente.

E, por muito que alguns destes momentos sejam vantajosos para uma mente adulta que não se "perde" tanto em cada porção de texto, isto acaba por prejudicar o ritmo de leitura. Contudo, felizmente, os autores sabem finalizar os capítulos de forma cativante. E, inicialmente, os capítulos são curtos, o que incrementa um certo lanço na descoberta da história.

As personagens deixam-me bastante dividido. Confesso que nenhuma delas foi propriamente marcante. Por um lado, nutro uma certa simpatia por elas e sinto-as como reais enquanto leio; por outro, sei que não se distinguem e que, por isso, não ficaram gravadas na minha memória. De uma forma geral, seguem a mesma receita estereotipada que a história no geral ou a construção das cenas.

A escrita ajudou a que a leitura fluísse e permitiu que o livro desempenhasse uma função de entretenimento, articuladas com algumas expressões inteligentes. Seja como for, os autores foram capazes de fazer uma representação interessante e bastante vívida do contexto decadente vivido na Venezuela atualmente...

Se este é o tipo de história que te costuma agarrar, então segue em frente. Prepara-te apenas para um desenvolvimento detalhado. A história poderia, sim, ter sido construída em muuuitp menos páginas, mas será capaz de manter a atenção do leitor, em particular daqueles que se empolgam com missões secretas, e com segredos e interesses capazes de as influenciar... E sempre de uma forma realista, nada de romantizações...

Boas leituras!! ;)

Oferta de:


Instagram

Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido... 

Goodreads Challenge

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
NoConforto has read 0 books toward their goal of 50 books.
hide

 



Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)

Os nossos parceiros