TV: As Vigaristas
Duração: 94 min - País de origem: EUA - Ano: 2019
Avaliação: 7/10
Trailer
Review
Olá a todos!! :)
Já foi há umas semanas que vi esta comédia que deu algo que falar aquando da sua saída para os cinemas, ainda que tenha sido abafada por outros títulos como "Toy Story 4". Se pesquisarem no IMDb, podem ver alguns conteúdos relacionados com o filme, caso estejam curiosos. Bem, isso e... uma catrefada de classificações negativas que fazem o rating médio do filme se colar a uns míseros 5,3 em 10.
Para ser franco, não concordo nada...
A história não é a que possamos propriamente chamar de complexa... Na verdade, tudo começa quando duas vigaristas ("con artists") se encontram. Duas vigaristas com personalidades e estilos muito diferentes: Josephine tem uma casa de milhões devido aos golpes pensados e elegantemente executados, enquanto Penny se conforma com os dólares que vai burlando de homens simples e frequentemente depravados.
O que se segue é um choque de personalidades (já imaginam a Josephine britânica das joias de diamantes a revirar os olhos face aos comportamentos da descuidada Penny de sotaque australiano...). Até que, em confronto pela cidade mais lucrativa (onde Josephine arrasta os seus tentáculos de collants), as duas desafiam-se a conseguirem roubar meio milhão de dólares a um jovem criador de uma startup de sucesso.
Ora bem, este não é um filme ao qual dê uma classificação igual ou superior a oito... Mas, tendo de escolher entre o 6 e o 7, acabo por tender para o 7, pela indignação que estas críticas tão baixas me provocam...
Eu compreendo que a ideia-base não seja a mais elaborada. Na verdade, se existiu algo que me fez confusão, esse algo foi o facto de ambas as vigaristas agirem com base na premissa de que os homens subvalorizam as mulheres. E, se fico incomodado com as inúmeras técnicas em que elas se aproveitam da sua figura feminina (sensual ou vulnerável), por outro lado reconheço que é uma forma de afirmar como ainda existem estereótipos impregnados na nossa sociedade.
De qualquer das formas, achei que o filme não foi mau. Não existiu um aproveitamento particularmente profundo da história, mas não sinto que fosse esse o objetivo. Talvez seja por não estar muito acostumado a comédias, mas, quando vejo uma, espero pura e simplesmente que me façam rir. E foi isso que aconteceu!
Mediante a margem de manobra existente, as atrizes cumpriram o objetivo, em atuações não propriamente brilhantes, mas deveras engraçadas. Na verdade, um dos principais incómodos neste parâmetro foi o sotaque britânico de Anne Hathaway não ter sido lá muito bem conseguido...
Uma das críticas que li sobre este filme é uma acusação de cópia dos traços de personalidade das personagens principais, que surgiram demasiado colados aos dos protagonistas do filme de finais dos anos 80 do qual esta história seria um "remake". Também ouvi um argumento do tipo "não existe um balanço entre as personagens"... Mas é esse o propósito, pessoal!! O filme baseia-se nesse contraste!
Enfim, não vale a pena estar para aqui a falar mais! Apenas vos digo: vejam! Se quiserem ver um filme para rirem do início ao fim, vejam! Não é um filme do tipo "piadas inteligentes", mas a verdade é que não é um mau filme. Para ser sincero, é isso que joga a favor do filme: mostra como um conjunto de situações ridículas ainda têm piada, e que não é necessário construir todo um sistema de segundos sentidos para arrancar constantes gargalhadas ao público!!
Boas leituras!! ;)
Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido...
Goodreads Challenge
2021 Reading Challenge
Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)