Review: "O Segredo da Boticária", de Sarah Penner

24/04/2023

Nella vive na Londres do século XVIII e tem uma botica secreta para vender venenos às mulheres que precisassem de se livrar de maridos violentos. Até que tudo foi posto em causa com a chegada de uma criança para a ajudar...



Editora: HarperCollins

Autor: Sarah Penner

Edição: 1

Número de páginas: 350




Sobre a autora

Sarah Penner estudou Finanças, mas treze anos após mover-se nos meandros da América corporativa, Sarah foi capaz de abandonar esse mundo e começar a dedicar-se à escrita a tempo inteiro. Agora, pode viver mais tranquilamente na Florida , na companhia do marido e da sua cadelinha Zoe.



O livro

Olá a todos!! :)

Olá, sim! Depois de uma fase tremendamente difícil, cá estou agora. Vão acompanhando pelo Instagram, que vamo-nos atualizando por lá :) Mas começamos já a por-nos a par das leituras. Esta é, realmente, uma leitura antiga, mas da qual as memórias são até bastante nítidas. Bom sinal! Ótimo sinal, na verdade! Mas vamos lá começar pela história que lhes dá corpo:

No passado, temos Nella.
Londres. Século XVIII. Uma botica secreta nos arredores da cidade. Na verdade, a botica secreta que Nella herdou da mãe e que decidiu usar para outro fim: vender venenos parecidos a remédios às que quisessem livrar-se dos maridos que as maltratavam. Tudo estava perfeitamente assegurado, Nella era experiente e estava no final da sua vida. Até que aceita a ajuda de uma rapariga de 12 anos... E a sua inexperiência pode colocar tudo em causa...

No presente, temos Caroline Parcewell.
Caroline é aspirante a historiadora e está na cidade para passar o seu aniversário de casamento sozinha depois da crise que está a atravessar. Mas há algo que a distrai (ou talvez até a ajude) no seu processo de crescimento e tomada de decisão: uma pista que pode explicar a série de homicídios que chocou Londres há mais de dois séculos... Isso mesmo, os maridos assassinados pelas clientes de Nella.

Este é um livro que começa por apresentar a mulher como vítima da sociedade. Mas rapidamente entendemos que também a revela como força, capacidade, reação. Esta é, acima de tudo, a história de três mulheres afastadas pelo tempo que lutam pelo seu destino para mudarem as suas histórias.

Sarah consegue explorar um pouco o impacto do passado, o trauma e a sua relação com o ser humano. Na verdade, ela consegue fazê-lo da forma direta que um livro do género pede, mas também com uma considerável sensibilidade.

Para além disso, a viagem entre os tempos é muito bem conseguida. Os capítulos são geralmente alternados entre presente e passado e, por diversas vezes, os lugares cruzam-se e as informações complementam-se entre o passado e o presente. Um dos pontos mais altos do livro, sem dúvida!

Para além da criatividade (que também se revelou em tudo o que eram venenos e lugares do passado), a leitura impulsiona o ritmo. Flui mesmo muito bem e é intrigante, capta totalmente a atenção do leitor ao longo das páginas. Precisamos sempre de mais, e, como a leitura não pesa, é fácil de se ficar agarrado!

No entanto, há alguns pontos que, neste género, não deveriam faltar mas que não encontramos em "O Segredo da Boticária". Primeiro, mais violência e surpresas ao longo da história teriam sido bem vindos. E depois, num livro que nos faz viajar entre tempos, um pouco mais de estudo e detalhe no período histórico teria sido tremendamente relevante.

Seja como for, a escrita da autora conduz-nos bem por entre as cenas. É bastante simples, mas ao mesmo tempo consegue ser dura quando é preciso. Não é a melhor escrita do mundo, mas serve o seu objetivo: ser prática e direta. Algo ótimo é que isto não a impede de construir parágrafos mesmo bonitos e sensíveis para fechar algumas das cenas das nossas personagens.

Por falar em personagens, ainda me lembro bem delas, das suas essências, o que indica que realmente a autora fez um bom trabalho com isso. Mas talvez as personagens do passado estejam melhor construídas do que Caroline, que acaba por também não ser tremendamente cativante durante parte do livro.

E foi isto. Aconselho mesmo a todos os que gostam do género ou que simplesmente se interessaram pela sinopse. Vão ver que vale muito a pena. Tanto que até me dá vontade de falar com a autora para descobrir os motivos por trás de algumas das suas decisões...

Boas leituras!! ;)

Oferta de:


Instagram

Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido... 

Goodreads Challenge

2022 Reading Challenge

2022 Reading Challenge
NoConforto has read 0 books toward their goal of 30 books.
hide



Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)

Os nossos parceiros