Review: "A Queda", de Robert Muchamore
Editora: Porto Editora
Autor: Robert Muchamore
Edição: 3
Número de páginas: 361
Sobre o autor
Robert Muchamore nasceu em 1972, em Londres. Desde que escreveu "O Recruta", em 2003, a sua popularidade e sucesso literário (especialmente entre os mais novos) cresceu. O último livro da CHERUB foi publicado em 2016.
O livro
Olá a todos!! :)
Bem, três semanas depois da resenha de "Olho Por Olho", aqui estou eu com o próximo volume de "CHERUB" para vocês! :) E sem qualquer desilusão pelo meio.
Desta vez, iniciei a leitura com uma nostalgia ainda maior, ao notar que, há uns cinco anos atrás, certa manhã, tinha acordado bem cedo e caminhado pé ante pé até à sala só para ler as primeiras cem páginas do livro, porque tinha viciado nele logo no terceiro capítulo...!
Bem, e não era para menos! Numa missão a uns quilómetros de Moscovo, James vê-se preso numa cidade ditatorialmente dominada por um criminoso, que descobre o seu disfarce e ordena que o persigam pelo meio do gelado inverno russo...
Mas a coisa não para por ali. Depois de conseguir salvar-se e regressar ao campus da agência, James vê-se envolvido num processo disciplinar que visa investigar a sua conduta durante a missão (isto porque os dois agentes do MI5 a trabalharem com ele acabaram mortos, e a sua organização a querer atirar as culpas para cima do rapaz). Lauren, essa entra numa missão relacionada com tráfico humano.
Bem, achei que este livro é ligeiramente diferente dos outros: principalmente, por a segunda (e maior parte) da história não se limitar ao ambiente da missão. James está impedido de entrar numa enquanto o processo não for encerrado, pelo que passa esse período no campus, o que até me agradou bastante.
A ação mantém-se na missão de Lauren, e podemos passar mais tempo no campus, ao que acrescem algumas ligações bem conseguidas ao primeiro volume e à chegada de James à CHERUB, anos antes.
As personagens são cativantes, como de costume (ainda que James me tenha irritado um pouco nos últimos capítulos...). A sua construção vai sendo feita ao longo dos volumes da coleção, mas, n'"A Queda" algumas personagens deixam um pouquinho a desejar nesse parâmetro.
A criatividade do autor é ótima, especialmente na construção da organização e das missões, mas a verdade é que este já não tem assim tanto por onde inovar dentro do que já fez...
De resto, o estilo descontraído continua a funcionar, fazendo a leitura fluir por entre alguns momentos divertidos... E outros de ação. Enfim, é um volume que vai consolar aqueles que adoram o ambiente no campus (assim como eu); de certeza que não se irão arrepender!
Boas leituras!! ;)
Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido...
Goodreads Challenge
2021 Reading Challenge
Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)