Review: "Ajuste de Contas", de Nelson DeMille
John Sutter volta temporariamente a Long Island... Mas acaba por ficar por causa da ex-mulher que o traiu. Será que aguenta muito tempo quando o filho do amante assassinado o procura para um fim misterioso?
Editora: Marcador
Autor: Nelson DeMille
Edição: 1
Número de páginas: 624
Sobre o autor
Nelson DeMille dedica-se totalmente à escrita e à criação de histórias. É já top vendas em todo o mundo, mas só depois de conhecer em primeira pessoa o ambiente do Exército e seus reconhecimentos oficiais e ainda de se formar em História e Ciência Política.
O livro
Olá a todos!! :)
Então, este livro foi uma surpresa da editora que me chegou pelo correio antes do verão... Eu li-o todo durante as minhas férias e então fiquei com a opinião na minha cabeça para vos trazer! E cá estou eu agora para o fazer!
A história começa com o regresso de John Sutter a Long Island após o falecimento de uma antiga empregada da família. Contudo, não é isso que o faz ficar... Susan, a sua ex-mulher (que o traiu com um chefe mafioso e o matou mais tarde), também está por lá, e parece ter vindo para ficar...
Mas não é essa a única presença perigosamente próxima.. O filho do amante falecido anda em busca dos segredos do passado e procura John para um fim que ele não consegue realmente perceber... Mas que não augura nada de bom.
Ora bem, vamos lá ver por onde começar... pela minha surpresa ao perceber que afinal o livro era a continuação da história "O Advogado da Máfia" e afinal ter lido um segundo volume, o que só me apercebi ao abrir o Goodreads. Mas olhem que não senti diferença nenhuma! Percebi tudo o que precisava de perceber! Aliás, há vários leitores na plataforma que confirmam que há muita informação e construção de personagens que quase se "repete" neste livro, tornando-se indiferente ter lido o anterior ou não.
Bem, continuação ou não, acho que esperava um bocadinho mais... Não tinha ficado tremendo fã do autor no livro anterior que li dele, mas a verdade é que tinha gostado da experiência, e desta gostei um bocadinho menos..
A começar pelo tamanho, que sei que poderia ter sido mais contido. Na verdade, o livro poderia ter sido cortado para dois terços do tamanho original, senão mesmo metade! Há muitas cenas desnecessárias e descrições/localizações que não acrescentam nada à história, pelo que uma edição de pulso mais firme mais do que tinha beneficiado o livro.
E o mais complicado é que, para além de momentos somente repetitivos, de forma geral o ritmo não era nada compulsivo. As coisas precisavam de avançar e de acontecer mais depressa, e por vezes isso parecia não vir a acontecer, o que me deixava um pouco desanimado.
Seja como for, existiram pontos positivos, claro! A começar pela escrita, que fluiu muito bem mesmo e foi totalmente clara. O estilo do autor não é particularmente distintivo, mas não tem mal nenhum e a sua simplicidade foi um ponto chave numa leitura com este conteúdo nas páginas preenchidas de letra pequenina.
Para além disso, as personagens não se safaram nada mal, com as suas zonas cinzentas e eticamente duvidosas. Em particular, o protagonista teve uma data de saídas de sarcasmo e humor que, apesar de serem quase negras ou até moralmente chocantes, acabam por se sair bastante bem e construir a personagem como fruto da sua educação e do meio em que sempre se movimentou.
E foram estes os pontos essenciais da leitura! Aconselho a quem gostar do género e não se importar com um ritmo que maioritariamente é lento ou uma história genericamente simples e sem grandes twists! Ah, e o final, apesar de ser apressado, traz alguma dinâmica à história!
Boas leituras!! ;)
Oferta de:
Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido...
Goodreads Challenge
2022 Reading Challenge
Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)