Review: "Belgravia", de Julian Fellowes

02/07/2017



Editora: Editorial Presença

Autor: Julian Fellowes

Edição: 1

Número de páginas: 448



Sobre o autor

Nascido no Cairo, Julian Fellowes é um multipremiado ator, escritor, realizador e produtor. Conquistou três prémios Emmy como criador, autor e produtor executivo da série de televisão Downton Abbey. Escreveu dois bestsellers, assim como argumentos de diversos filmes, e, em 2011, foi nomeado membro vitalício da Câmara dos Lordes, vivendo em Londres com a esposa, Emma.



O livro

Olá a todos!! :)

Já há algum tempo que ansiava pela leitura deste livro. Em primeiro lugar, estou neste momento a assistir à 4ª temporada de Downton Abbey. Depois, li imensos elogios acerca deste livro, e é claro que queria confirmá-los.

Infelizmente, a leitura teve de ser interrompida por causa dos exames. No entanto, mal "me livrei" destes, terminei esta viagem pelos anos 40 do século XIX, em cerca de duas tardes.

Após o famoso baile da duquesa de Richmond, em Bruxelas (aquando da Batalha de Waterloo), uma filha de burgueses descobre ter sido enganada por um jovem visconde que morreu em batalha. Percebendo que o seu casamento com ele fora forjado, Sophia vê-se grávida de um bastardo, e acaba por morrer durante o parto.

Os pais de Sophia conseguem esconder este segredo durante vinte e cinco anos, e o bebé (deixado ao cuidado de um clérigo) é já um homem de negócios prestes a começar o seu empreendimento. Mas uma pequena fuga de informação traz a verdade aos ouvidos da avó paterna, e esta (tal como o avô materno) procuram estabelecer uma relação discreta com o neto.

Mas, no meio da alta sociedade inglesa, as coisas não são assim tão simples. Levantam-se suspeitas, e desencadeiam-se jogos de interesses, relacionados com heranças e ciúmes. E até os serviçais têm a sua intervenção. Ah, e nunca esquecendo o romance...!

Para alguém que não se costuma "adaptar" à maioria dos romances de época que se encontram nas livrarias, é extraordinária a forma como este livro me cativou tanto! Não há dúvidas que o livro tem um toque bastante diferente.

A ambientação ao momento histórico foi perfeita. Realmente, confirmo que Julian Fellowes tem um talento natural para nos integrar numa determinada época histórica, e para simplesmente nos deixar envolvidos pela história, fazendo com que cada costume específico (pormenores incluídos) pareça ao leitor parte integrante da sua rotina.

A escrita do autor é muito madura e mantém um ótimo ritmo de leitura. Para além disso, a narrativa é bem trabalhada e flui com facilidade, com a ajuda das situações que permitem equilibradas doses de ironia, numa subtileza experiente.

Quanto às personagens, não há muito a dizer. À exceção de uma, todas são muito cativantes, ao que acresce o facto de compreendermos (quase) todos os seus motivos. As suas personalidades (próximas de serem planas na aparente complexidade) provocam diversos momentos caricatos (ou enervantes, dependendo do ponto de vista).

A parte gráfica dispensa descrições. Já viram bem esta capa?? É uma das mais bonitas que tenho na estante! E a diagramação está também muito bem conseguida. O único "senão" é o facto de os capítulos serem um pouco extensos.

Resumindo (e terminando a resenha, desculpem a extensão!), Belgravia é um livro histórico bem construído, que envolve intrigas no meio de uma visão um tanto crítica e bem divertida, que conduz toda a história, e torna o livro simplesmente delicioso! Leiam!!

Boas leituras!! ;)

Oferta de:


Instagram

Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido... 

Goodreads Challenge

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
NoConforto has read 0 books toward their goal of 50 books.
hide

 



Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)

Os nossos parceiros