Review: "Heartstopper: volume 1", de Alice Oseman
Então, queria aqui dizer-vos que li o livro mais fofo de sempre. Mas um fofo real, não daquele que nos faz meter os dedos na boca para vomitar. Bem, mas não digo mais nada, vão por vossa própria conta e risco perceber do que falo na resenha!
Editora: Cultura Editora
Autor: Alice Oseman
Edição: 1
Número de páginas: 282
Sobre a autora
Apesar de ainda jovem (nasceu em 1994!), Alice publicou já quatro YAs contemporâneos, que lhe permitiram acumular prémios mundialmente conhecidos. Bem, esses YAs e esta coleção! ;)
O livro
Olá a todos!! :)
Eu confesso tinha receio de ler graphic novels! Isto porque estou habituado ao ritmo da escrita contínua, à ausência de paragens, espaços abertos no nosso pensamento. Talvez fosse só uma visão conservadora dos livros, mas exatamente por isso (e por odiar que se seja "conservador" sem experimentar e saber realmente) decidi ler "Heartstopper", depois de uma infinidade de recomendações!!
E não podia ter feito melhor!
Aviso já que não vou contar demasiado da história, porque sinto que tudo o que vá dizer pode estragar para vocês esta incrível experiência de leitura...
Digamos que conhecemos a história de Charlie, um rapaz gay que já sofreu de bullying e que acaba no grupo de estudo de Nick, um jogador de rugby da equipa da escola que acaba a descobrir mais sobre a sua sexualidade à medida que o conhece melhor...
MALTA, QUE LIVRO FOFO!!!!
JURO!
Não há uma palavra melhor para descrever esta doçura, o livro é super fofinho! A forma como eles se vão conhecendo, os pequenos momentos, as indecisões, os receios parte a parte, as interações...
E nada disto acontece num fofo de unicórnios e vómito de arco íris! Tem momentos clichés, sim, mas é um fofo tão natural, tão realista.. Tão possível.
A autora sabe mesmo como nos deixar quentinhos. E tudo começa com as personagens, que são adoráveis. Tão bem construídas quanto possível, conhecemos bem todos os que entram na história, com a sua parte cativante (exceto um idiota chapado chamado Ben) e a passarem por momentos que fazem deles humanos.
Eu pergunto-me: como é que é possível sentir tanto numa leitura que se faz em tão pouco tempo?? É que é realmente rápida! Como é que é possível, torcermos pelas personagens em cada momento, vivermos as suas dúvidas, ansiarmos que fiquem logo juntos e acabamos a sofrer com o final?? Alguém me explica???
Eu acho que, em primeiro lugar, isso tem que ver com a forma natural com que as coisas acontecem, sempre com uma extrema objetividade da parte da autora! Ela sabe em que momentos pegar e quando os colocar para surtir o efeito necessário. Para que sintamos a coisa certa; sempre.
Depois, tem que ver com a naturalidade da coisa. As falas e pensamentos são super genuínos, quer em termos de reações, quer na forma e ritmo de falar. E as ilustrações são muito, muito boas! Não sou nenhum perito para avaliar o desenho, mas adorei o traço, a forma de passar as emoções das personagens, a forma como os vários quadrados se juntavam ou separavam para contar uma só história...
Em resumo... LEIAM! Adorei, adorei, adorei, de todas as maneiras possíveis! Percebem-se alguns momentos mesmo característicos da descoberta das personagens, vive-se de uma forma tão pura e especial o romance dos dois que argh!, preciso do segundo volume!! Cultura Editora, por favor ajudem-me!!!
E vocês, AINDA estão aí? Vão comprar e ler, vá! Bora! Juro que vale a pena!! A andar..! :P
Boas leituras!! ;)
Oferta de:
Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido...
Goodreads Challenge
2021 Reading Challenge
Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)