Review: "No Final Morrem os Dois", de Adam Silvera
Quando ninguém consegue capturar o polvo humanoide que explodiu a lua, o governo decide aceitar a proposta do criminoso e colocá-lo numa sala de aula. E quem tem de o matar são... os alunos da turma mais problemática que a escola já conheceu.
9Será que são capazes?
Editora: Devir
Autor: Yusei Matsui
Edição: 1
Número de páginas: 182
Sobre o autor
Yusei Matsui nasceu em 1979, no Japão. Após alguns trabalhos enquanto assistente na produção de mangas, tornou-se autor de vários, sendo que é especialmente conhecido por "Neuro, Supernatural Detetive" e, precisamente, por esta coleção de 18 volumes que lhe permitiu ser nomeado para o Prémio Eisner.
O livro
Olá a todos!! :)
Então, este é o primeiro manga que leio... Não sei se já leram algum, mas é claramente uma experiência muito diferente de ler um livro "regular", mesmo de uma BD daquelas a que estamos habituados. Confesso que nunca adentrei muito na cultura japonesa, mas houve uma prenda especial que me fez pegar neste manga aqui e abrir horizontes para novas descobertas... ;) E ainda bem!
Preparem-se para a premissa desta história, que é bem fora do vulgar, e foi uma boa ideia para primeiro impacto a sério de uma vez! Tudo começa numa aula... Uma aula em que os alunos estão a tentar matar o seu professor que mais parece um polvo.
What?! Exatamente. Pensei o mesmo. E não melhora se
explicar! Mas vou fazê-lo mesmo assim! XD
Ora portanto: o professor é na
verdade um humanoide cheio de tentáculos que consegue andar a uma velocidade
supersónica e que explodiu a lua quase na totalidade. O governo já tentou
apanhá-lo, mas ninguém é capaz de o agarrar. Então é o próprio que decide dar-lhes "uma
ajudinha": propôs que o colocassem numa sala de aula a ser professor e os alunos problemáticos que o
tentassem matar a troco de uma recompensa financeira muito avultada. Mas têm de se
de se apressar porque dali a uns meses ele tem um novo alvo... E desta vez irá
explodir a Terra.
Entendem agora o que quero dizer com estranho? Fora do normal? Tremendamente irrealista? Mas caramba se não se torna uma boa leitura! A verdade é que a história é, sim, bizarra e muito non-sense às vezes. Absurdo é a palavra. Não só para a premissas, mas para várias das cenas. Só que, a partir do momento em que o aceitamos e recebemos o valor dessa forma de entretenimento, conseguimos adentar na história e sentir-lhe uma certa... familiaridade? Sim, tal e qual!
Acabamos claramente a sorrir com o protagonista, que vai até Itália num intervalo para comprar gelado enquanto corrige os trabalhos de todos, e que dá dicas aos alunos da turma contratada para o matar (uma turma dos "restos" negligenciados da escola), dicas que se tornam dicas de vida e que nos caem quase de para-quedas e nos fazem parar a leitura por um segundo para as absorver. Ele, aos poucos, acaba por revelar que é... Um professor a sério!
De forma geral, as personagens são diferentes, apesar de maioritariamente não muito criativas na sua construção, e não conhecem evolução quase nenhuma (o que esperado numa história que acaba a ser curta ainda se limitada a um volume). Por isso, dado o modelo de manga, vou esperar que essa construção e desenvolvimento aconteçam ao longo dos próximos volumes.
Algo de que também gostei muito foi do desenho, da forma, do traço. Não digo que seja o meu favorito de sempre, mas gostei bastante da forma como encaixou com a história. Para além disso, a articulação das vinhetas esteve geralmente bem e deu para perceber tudo sem dúvidas do que estava a acontecer.
A forma de expressão era frequentemente um pouco exagerada, a um ponto que soa pouco natural se imaginarmos que estamos a ouvir as falas na realidade. Mas creio que é mesmo uma questão cultural deste tipo de leitura. Algo que também adveio de fatores culturais foi uma sensação de sexismo em duas das cenas, o que não gostei nada, mas também foi algo muito leve e acredito não deve afetar a leitura de ninguém.
Só melhoraria também um pouco mais o ritmo, visto que não existem propriamente muitos "eventos" a acontecer, pelo menos na primeira metade (na qual aparecem igualmente algumas repetições de conteúdo de contexto). Fora isso, acho que agora vai mesmo melhorar. Até porque entraram novas personagens, determinadas a matar o professor. E logo agora que estávamos a começar a afeiçoar-nos a ele...
Portanto, sim. Quero muito ler os volumes seguintes e saber o que vai acontecer agora. E depois de aceitarmos o estilo, de alguma forma, ele torna-se... Magnético.
Venha ele!
Boas leituras!! ;)
(PS: Ah, e para quem tiver receio, foi super fácil habituar-me a ler da direita para a esquerda em vez do habitual!) :)
Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido...
Goodreads Challenge
2022 Reading Challenge
Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)