Review: "O Cobrador", de Seth C Adams

11/09/2018



Editora: Topseller (2020)

Autor: Seth C Adams

Edição: 1

Número de páginas: 304



Sobre o autor

Tendo crescido sob influência de banda-desenhada da MARVEL e de ficção de horror, Seth C Adams soube desde cedo que a sua vocação era contar histórias. Na escrita dos seus livros, tem sempre em mente a crença de que a vida é frequentemente mais estranhe (e mais assustadora) do que a ficção...



O livro

Olá a todos!! :)

Depois de encarar com a capa e a misteriosa sinopse do livro, embrenhei-me na leitura do mesmo, já com as expectativas razoavelmente elevadas. E não posso dizer que me desiludi!

"O Cobrador" conta-nos a história de um rapaz que, há umas quantas décadas atrás, mudou de casa para uma pequena localidade no Arizona. E, com o passar do tempo, vamos acompanhando os amigos que ele vai fazendo até que se forma o Clube dos Intrusos.

Mas algo repentino e terrivelmente maligno acaba por afetar estas firmes amizades: o Cobrador. Sempre descrito como uma assustadora criatura da noite, o Cobrador vai persegui-los, ignorando bens e vidas para lhes cobrar o que devem.

Esta é a noite.

Esta é a hora.

Devo dizer que, nas primeiras cem páginas, comecei a pensar que o livro não me ia trazer o mistério e o suspense prometidos, visto que apenas assistíamos ao protagonista a estabelecer amizades, mesmo que já com alguns problemas a começarem a despontar.

Só com a segunda parte é que fiquei verdadeiramente preso à leitura, após o aparecimento do Cobrador e de todos os perigos que dele advêm. A história em si não tem elementos propriamente inovadores; no entanto, a visão semi-obscura e imaginativa da criança-protagonista permite uma construção criativa de todo o mundo.

Esta visão, capaz de transformar personagens maus em verdadeiros fantasmas e criaturas malignas a roçarem o sobrenatural, alia-se fortemente às descrições sombrias, construindo um ambiente único e nevoento, especialmente através das comparações e metáforas criativas.

No entanto, ainda que estas descrições sejam um dos pilares da obscuridade do livro, não raras vezes tornam-se excessivas. E o abuso da descrição acaba por ter os seus efeitos no ritmo da ação.

A escrita do autor é bastante precisa no que toca a vocabulário, e sem perder totalmente a noção de ritmo narrativo.

Faltam apenas as personagens, que nos ficam gravadas na memória pelas suas características especiais, bem desenvolvidas especialmente ao longo da primeira parte. Apenas no último capítulo me zango com todas, devido ao final quase deprimente que o autor nos apresenta (e que, não obstante, acaba por se ligar inteligentemente à história).

Resta-me aconselhar a leitura de "O Cobrador" a todos os que procuram uma história relativamente plana com um tom sombrio e personagens jovens (mas cujo narrador é o protagonista já adulto, que relata as suas memórias sem conseguir abster-se de um outro comentário que nos deixam curiosos com o que virá a seguir...).

Boas leituras!! ;)


Instagram

Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido... 

Goodreads Challenge

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
NoConforto has read 0 books toward their goal of 50 books.
hide

 



Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)

Os nossos parceiros