Review: "O Espião Português", de Nuno Nepomuceno

11/03/2018



Editora: Topbooks

Autor: Nuno Nepomuceno

Edição: (fevereiro de 2015)

Número de páginas: 372




Sobre o autor

Nascido nas Caldas da Rainha, em 1978, Nuno Nepomuceno é licenciado em Matemática. É muito conhecido pela trilogia de espionagem "Freelancer", cujo primeiro volume lhe valeu o prémio literário "Note!".



O livro

Olá a todos!! :)

Após ter feito a leitura de "A Célula Adormecida", fiquei com curiosidade em ler aquele que foi o livro de estreia de Nuno Nepomuceno e o tornou um "autor revelação". Agradeço-lhe a oferta do primeiro volume de "Freelancer"! Obrigado!!

André Marques-Smith, filho de um diplomata português e o mais recente (e jovem) diretor do Gabinete de Informação e Imprensa do MNE português, é também um agente secreto da sigilosa (e internacional) Cadmo, que utiliza as suas viagens de trabalho para levar a cabo as suas missões com a necessária discrição.

Mas as missões em que André tem participado vêm a revelar-se surpreendentes, e com reviravoltas inesperadas. Pistas que escondem uma verdade maior, a qual o nosso protagonista terá de descobrir, uma verdade tão poderosa que leva o próprio pai de André a esforçar-se por manter o segredo do filho...

Como não posso (nem quero! :P ) dizer-vos mais, apenas avanço que aqui há lugar para mentiras, esquemas e traições... E que André enfrentará tudo isto, ao mesmo tempo que tenta superar uma história de amor mal resolvida.

Enfim, gostei bastante de conhecer esta história, que me fez viajar um pouco ao mundo da espionagem, que sempre me fascina... No entanto, tenho pena que a organização da agência e o tipo de missões existentes, etc., não tenha sido tão bem aproveitada como esperaria (ainda que apresente a sua originalidade).

Quanto às personagens, tenho a dizer que elas são bem exploradas e construídas, inclusivamente através de flashbacks ou de resumos da vida das personagens. No entanto, grande parte não consegue cativar como deveria, e até o próprio protagonista me fez achá-lo sem grande personalidade (ou amor-próprio).

De qualquer das formas, achei o design bastante interessante. Simples e passando-nos para o estilo da obra. No entanto, esta descoberta sobre a mentira da vida do protagonista apenas se processa bem mais para o final.

O estilo do autor acaba por ser semelhante ao d'"A Célula Adormecida", mas ainda menos sombrio (o que está relacionado com o facto de ser o primeiro livro do autor). A escrita é feita de paragens frequentes, às quais me acostumei mais ou menos na página 50.

Neste livro, são-nos apresentadas várias cenas de ação (em famosos cenários europeus), numa espécie de "amálgama" de ideias que normalmente um escritor em primeiro livro pretende incluir na sua história. As revelações são satisfatórias (mas eu já desconfiava de algumas delas. Já outras me deixaram bem surpreendido!).

Termino, dizendo-vos que, se querem experimentar ler um livro de espionagem (com romance pelo meio), "O Espião Português" é uma boa aposta, especialmente aproveitando o facto de ser um livro nacional! Não tenho dúvidas de que quero ler os volumes seguintes, preciso de saber o que acontecerá com André depois de tudo isto.

Boas leituras!! ;)

(Já conhecem o livro "Pecados Santos", o mais recente do autor?? Eu já quero ler!!)

Oferta de:


Instagram

Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido... 

Goodreads Challenge

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
NoConforto has read 0 books toward their goal of 50 books.
hide

 



Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)

Os nossos parceiros