Review: "O General", de Robert Muchamore

11/04/2018



Editora: Porto Editora

Autor: Robert Muchamore

Edição: 4

Número de páginas




Sobre o autor

Robert Muchamore nasceu em 1972, em Londres. Desde que escreveu "O Recruta", em 2003, a sua popularidade e sucesso literário (especialmente entre os mais novos) cresceu. O último livro da CHERUB foi publicado em 2016.



O livro

Olá a todos!! :)

Dividido entre a satisfação de ter lido mais um livro da CHERUB e a tristeza por estar prestes a terminar novamente a leitura da coleção, trago a resenha do seu décimo volume, "O General".

Esta história inicia-se com uma missão falhada na qual James está a participar, uma missão que termina abruptamente quando outro ramo dos serviços secretos intervém com toda a força por estar a trabalhar no caso ao mesmo tempo que eles... Pois é, as missões secretas são tão secretas que, por vezes, nem as outras agências nacionais sabem que já há pessoal a trabalhar no caso...

Bem, ao mesmo tempo que isto acontece, um grupos de querubins mais novos está encarregue de entrar ilegalmente para o novo Centro de Controlo de Tráfego Aéreo para o vandalizarem por completo, testando o seu sistema de segurança.

Bem, depois disso é que tudo muda. James é obrigado a enfrentar novo fracasso, ao descobrir que a sua namorada o anda a trair com outro rapaz do campus... Bem, para fugir a tudo isto, o nosso protagonista aceita participar num exercício de treino militar nos EUA, tendo de participar ativamente numa revolta em cenário de guerra urbana onde as regras poderão não estar assim tao bem delimitadas...

Mais uma vez, Robert Muchamore não desilude em matéria de criatividade, lançando-nos para um local completamente diferente e entusiasmante, muito relacionado (em termos simbólicos) com o período da Guerra Fria.

O instrutor de treino da CHERUB que comandou a revolta no exercício de treino (comandando a "equipa vermelha") é um ucraniano duro cujo primeiro elogio a algo vagamente americano é comparado por James a "entrar no KFC do bairro e encontrar a família real a comer o menu económico". Pois, só por isto já devem entender como as personagens são cativantes e mesmo peculiares, o que posso garantir-vos ser bem verdade!

Ao mesmo tempo, este é também um exemplo ilustrativo da descontração, e até alguma diversão, da narrativa, que alterna com algum suspense (nada de muito pesado) e considerável simplicidade, fazendo dela ideal para os pré-adolescentes (ou para os mais velhos, tendo em conta que as raparigas e a ideia de sexo são cada vez mais reais na vida de James, com quase 17 anos).

Depois disto, apenas posso dizer que este foi um livro próximo do épico para a coleção, misturando uma viragem de jogo para James, este cenário de guerra e ainda o ambiente pontual de Las Vegas, que encerra o livro numa perseguição mais do que louca após ilegalidades cometidas em casinos...

E mais não posso dizer! Apenas o habitual: leiam!! Leiam muito, e leiam CHERUB! Acreditem que vale a pena se gostam deste tipo de narrativa. Para além disso, é o género de livro que leva qualquer (pré-)adolescente a ler!! Com a maior das facilidades!

Boas leituras!! ;)


Instagram

Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido... 

Goodreads Challenge

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
NoConforto has read 0 books toward their goal of 50 books.
hide

 



Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)

Os nossos parceiros