Review: "O Golpe", de Robert Muchamore

19/11/2017



Editora: Porto Editora

Autor: Robert Muchamore

Edição: 4

Número de páginas: 352




Sobre o autor

Robert Muchamore nasceu em 1972, em Londres. Desde que escreveu "O Recruta", em 2003, a sua popularidade e sucesso literário (especialmente entre os mais novos) cresceu. O último livro da CHERUB foi publicado em 2016.



O livro

Olá a todos!! :)

O quarto livro desta coleção foi lido por mim em dois dias, já que tive mais tempo para me dedicar à leitura. E uma leitura bem prazerosa!

Nesta agência secreta britânica para miúdos (saibam mais sobre a CHERUB na resenha de "O Recruta"), James, com treze anos, volta de uma pequena missão para um exercício de treino com armas realistas e divisão por equipas. Esperam-lhe as férias na Pousada de Verão, assim como uns dias de descanso.

Ou melhor... esperariam, se James não se tivesse envolvido em confusões após Kerry terminar com ele. E o castigo é também social: os amigos deixam de lhe falar. Mas, felizmente, o nosso protagonista poderá sair deste ambiente, integrando com Dave, já com dezassete anos, numa missão típica. O objetivo é simples: descobrir de onde proveio a súbita riqueza do criminoso Leon Tarasov.

Assim sendo, os dois agentes mudam-se para Palm Hill, com vista à criação de laços com os filhos e sobrinhos do alvo. Inesperadamente, surgem outras histórias pelo meio: um polícia corrupto, um rapaz que caiu de um prédio um ano antes... Estarão elas ligadas, ou não passarão de realidades paralelas? É isso que os nossos agentes vão investigar.

Acho que é a partir deste volume que o autor começa a desenvolver mais os sentimentos das personagens, fazendo-nos permanecer ainda mais agarrados às páginas do que antes! A ação é envolvida por momentos mais pessoais e ligeiramente sentimentais, apenas ligeiramente, bem ao jeito do autor. Para mim, era o toquezinho que faltava, como antes já bos tinha dito...

O autor cria um ambiente entre os jovens agentes e entre estes e o staff da organização que nós queremos poder viver. Se não é possível na realidade, pelo menos em mais um livro (ainda bem que tenho os restantes para ler!).

As personagens são muito cativantes! No entanto, não têm sido aprofundadas, melhor construídas, o que, num livro do género, é perfeitamente compreensível. De qualquer das formas, é ótimo acompanharmos o percurso de algumas personagens já conhecidas e vê-las em ambientes diferentes, de acordo com as circunstâncias.

O estilo do autor é o mais descontraído que conheço, mantendo uma história coesa e divertida. Os diálogos são abundantes, assim como os momentos engraçados e as piadas e ironias. A meu ver, a descontração do autor marca um pouco toda a história...

Enfim, embora a missão não seja tão "ativa" como a anterior, o final da mesma foi muito inteligente, reservando-nos uma ou outra reviravolta. Ainda assim, talvez pelo desenvolvimento dos sentimentos das personagens, acho que este livro leva uns pontinhos de vantagem!

Espero que leiam CHERUB; vale muito a pena, especialmente para os que apreciam o género!

Boas leituras!! ;)


Instagram

Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido... 

Goodreads Challenge

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
NoConforto has read 0 books toward their goal of 50 books.
hide

 



Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)

Os nossos parceiros