Review: "O Homem dos Sussurros", de Alex North

23/06/2019



Editora: Topseller (2020)

Autor: Alex North

Edição: 1

Número de páginas: 382




Sobre o autor

Alex North é o pseudónimo de um conhecido autor inglês. (Mistério... :P)



O livro

Olá a todos!! :)

É assim que uma pessoa se deixa surpreender...

Nunca pensei em ficar tão apegado a um livro que me parecia ser de puro terror. Eu sei que não devemos ser literariamente preconceituosos, mas a verdade é que não parecia o género de livro que me iria prender. E, contudo, sempre que pousava o este thriller viciante para fazer algo urgente, ele parecia sussurrar-me, chamando-me a terminar a leitura.

E, agora, aqui estou eu... A escrever-vos sem me encontrar munido de qualquer tipo de nota capaz de me guiar. Para ser franco, não tive sequer tempo de anotar nada, de tão embrenhado que me encontrava na leitura. Mas também estou certo de que, desta vez, não será preciso. As memórias estão bem vívidas dentro de mim. E as que não estão... certamente serão sussurradas de um canto obscuro da minha mente...

A história inicia-se com a mudança de Tom Kennedy e do seu filho de 7 anos Jake para uma tranquila localidade, após a morte da mulher (mãe de Jake). O que nenhum deles sabia era que esta mudança seria ainda maior do que alguém poderia sequer imaginar...

Com o passar dos primeiros dias, a casa de aspeto medonho para a qual se mudaram tornou-se o menor dos seus problemas... Depois de episódios perturbadores e arrepiantes, Tom percebe que o filho poderá estar em perigo quando afirma ouvir sussurros a meio da noite... Especialmente quando passaram apenas uns meses desde que outro rapaz foi raptado, numa clara sucessão ao infanticida de 20 anos antes, apelidado de "O Homem dos Sussurros"... Terá o pequeno Jake o mesmo fim...?

Nossa! Que revelação!! "O Homem dos Sussurros" não é um simples thriller, ou mesmo um thriller com inquietantes toques de terror. Muito mais do que isso, esta novidade da Topseller consegue ainda conjugar o policial, o sobrenatural e a obscuridade psicológica, envolvendo tudo na dose certa com um romance em que as emoções das personagens, desde a perda à paternidade e à possibilidade de um novo amor, ocupam um papel central na trama.

A verdade é que a paternidade é um tema desenvolvido ao longo da história: não só em relação às dificuldades e desafios com que Tom se depara, sozinho com um filho do qual nunca sentiu que conseguiria cuidar; como também com a apresentação do seu lado mais sombrio, aquando do aparecimento inesperado do pai de Tom, com o qual este não mantinha contacto após um lamentável episódio de violência doméstica provocado pela bebida...

As personagens conseguem ter uma luz de holofote muito semelhante (numa alternação de focos de narrativa inteligentemente escolhidos), pelo que nos vai cativando aos poucos. No entanto, é curioso dizer como, na maioria dos casos, esta aproximação que sentimos muito raramente resultar dos seus temperamentos. Maioritariamente, o cariz cativante das personagens é um simples efeito dos seus problemas. É impossível não nos colocarmos na pele de cada uma delas e desejarmos que consigam ultrapassar os conflitos exteriores e interiores que as perseguem.

A escrita do autor é muito madura, e consegue manter um ritmo consistente, não apenas no que toca ao peso incutido nas palavras, mas ainda no campo da organização da narrativa enquanto forma de nos manter presos nos finais de capítulos. Para além disso, sinto que é importante referir o modo como Alex North (ou o autor por trás deste pseudónimo) conseguiu trabalhar os detalhes na história para os utilizar mais à frente, quando quase já não nos lembrávamos deles. Deixados no sítio certo, no momento certo.

Porém, e como é impossível encontrarmos algo perfeito em qualquer peça de arte, creio que devo alertar para o facto de o autor ser demasiado racional na sua abordagem, o que impede muitas vezes o leitor de vibrar ou de se identificar realmente com cenas narradas do ponto de vista de uma criança de 7 anos cujo raciocínio parece ser o de alguém de 30.

Seja como for, todos os elementos de "O Homem do Sussurro" (o que inclui os géneros literários em que este se funde) conseguem articular-se sombria e equilibradamente numa história cinzenta e enevoada que, no meio de sussurros inquietantes, consegue trazer a genuinidade do amor entre um pai e um filho...

Amanhã nas livrarias!

Boas leituras!! ;) 


Instagram

Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido... 

Goodreads Challenge

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
NoConforto has read 0 books toward their goal of 50 books.
hide

 



Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)

Os nossos parceiros