Review: "Testemunho", de Anita Shreve
Editora: Porto Editora
Autor: Anita Shreve
Edição: 1
Número de páginas: 290
Sobre a autora
Nascida em 1946 em Boston, Anita Shreve foi jornalista e chegou mesmo a ensinar Escrita Criativa, mas é realmente conhecida por colocar as mãos na massa enquanto escrita. Faleceu com 71 anos, devido a um cancro que não levou, contudo, os mais de 20 livros publicados pela autora.
O livro
Olá a todos!! :)
Este não foi um livro que tenha recebido de uma editora, ou que tenha comprado por mim mesmo. Quando fiz uma aquisição de um livro na Wook e fui a tempo de receber um extra de oferta: "Testemunho". Não sabia muito bem se ia gostar, mas.... Bem, a cavalo dado não se olha o dente!
A verdade é que a minha hesitação também estava um pouco enviesada: nunca tinha ouvido falar do livro. Para além disso, a capa era francamente má (Sim, façam shame! Eu sou dos que julgam pela capa...). Mas ao iniciar a leitura não me deixei levar por nenhum destes constrangimentos e cheguei à primeira página como uma tábua rasa.
E assim conheci a história de um escândalo sexual, ocorrido na conceituada Academia de Avery: três rapazes maiores a envolvidos sexualmente com uma rapariga de 14 anos, após uma festa. A ação começa com o diretor a ver a cassete que lhe chegou às mãos (a mesma que regista o sórdido relacionamento daquela noite). E tudo se desenvolve a partir desse momento.
De alguma forma, este livro fez-me lê-lo de uma ponta à outra bastante rapidamente. Na verdade, as primeiras páginas eram bastante confusas, pelo que comecei com umas simples 60 páginas, seguindo com 30 ao longo de uns dias mais ocupados. Finalmente, quando decidi dedicar-me à leitura, não precisei propriamente de me esforçar muito para ler as restantes 200 páginas no mesmo dia!
E a verdade é que a leitura tem algo que nos prende. É um verdadeiro page turner. E eu juro que, desta vez, não consegui detetar o que foi! Especialmente quando não achei que o livro tivesse propriamente uma qualidade estratosférica (longe disso...).
A verdade é que a base da história não tem nada de original. Em particular, o desenvolvimento poderia ser francamente melhor. Basicamente, assistimos todos ao desenrolar do incidente no olhar de várias personagens. Demasiadas! Por isso é que fiquei tão confuso no princípio da leitura.
E isto implica que nenhuma delas consiga ser verdadeiramente bem construída. Na verdade, nem sequer senti nada por nenhuma delas. Zero! Tudo o que acontecia me chegava sob a forma de acontecimentos a decorrerem de forma quase meramente objetiva. Não nutri qualquer tipo de empatia por nenhum deles. E sei que daqui por uns dias até os seus nomes se esbaterão na minha memória, sem nenhum tipo de resistência.
A escrita tem algum ritmo, e talvez seja um dos contributos para não desistirmos. No entanto, tem algumas variações, de acordo com as narrações das personagens, e essa parte vai-me parecendo bem feita. Apesar disso, existe uma discrepância enorme no que toca à pessoa em que as personagens narram. Umas aparecem a falar-nos na primeira pessoa. Outras são-nos narradas em terceira. E ainda algumas aparecem na segunda, referindo-se a elas próprias como "tu", como se procurassem que o leitor se sentisse aquela personagem, mas sem sucesso. E a verdade é que não encontrei um único critério lógico para estas alterações.
O que me fez apreciar menos a história foi o facto de realmente não estarmos a descobrir nada, porque tudo se percebe no início. Contudo, a autora parece não querer prender-se de todo no passado. A sua preocupação são as consequências. "Testemunho" é um livro narrado por testemunhas. Mas não testemunhas do episódio sexual. Testemunhas das consequências devastadoras que um ato irrefletido por desencadear. Como uma bola de neve impossível de prever. Um perverso efeito borboleta em ação num pensamento hipocritamente puritano.
Boas leituras!! ;)
Leia mais: ht
Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido...
Goodreads Challenge
2021 Reading Challenge
Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)