Review: "Percy Jackson e o Último Olimpiano", de Rick Riordan
Editora: Casa das Letras (Leya)
Autor: Rick Riordan
Edição: 3
Número de páginas: 366
Sobre o autor
Nascido no Texas, em 1964, onde vive com a mulher e os filhos, ensinou Inglês e História em São Francisco. O primeiro livro da sua série "Percy Jackson" obteve milhares de prémios, vendeu 2 milhões de exemplares e este mais de 100 semanas no topo do NYT.
O livro
Olá a todos!! :)
Se existe um melhor final para esta saga, não faço ideia... Porque Rick Riordan ultrapassou todas as minhas expectativas para a conclusão da coleção "Percy Jackson e os Olimpianos"! In-crí-vel!!
Antes de mais, vou contextualizar-vos: o maléfico exército de Cronos está mais forte do que nunca. Os monstros passam para o lado dos titãs, e até alguns deuses menores trocam de lado para destruir o Olimpo.
E o decisivo fim está a chegar... Faltam cinco dias para Percy completar dezasseis anos e decidir o futuro dos deuses, altura em que o criador de todos os monstros (Tifão) chegará a Nova Iorque, parcamente combatido pelos deuses. São os nossos semideuses que terão de travar o enorme exército e as suas jogadas sujas, evitando o fim do mundo.
A criatividade do autor na criação de lugares e situações reafirma-se com inabalável certeza, num livro em que este faz uso do cenário nova-iorquino de uma forma nunca antes vista. O que inclui cenas verdadeiramente épicas!
A escrita é igualmente fluida e simultaneamente cuidada, com algumas tiradas engraçadas por parte do protagonista-narrador, as quais ajudam a libertar alguma tensão. O único "senão" deve-se à tradução, que apresenta algumas divergências quanto aos nomes de certos personagens e espécies de monstros, também dentro do livro, mas especialmente entre os livros da coleção.
Apesar disso, o livro continua planeado ao detalhe, o que se verifica facilmente quando conhecemos a verdade por trás de grandes acontecimentos e mesmo pequenas realidades que dizem respeito a volumes anteriores.
Estes também vêm a propósito devido às ótimas ligações que nos remetem para o princípio desta história, bem como para as diversas aventuras que a construíram, para momentos e personagens marcantes da coleção.
Por meio de reflexões importantes a tangenciarem o filosófico, a "morta" mitologia grega transformou-se e ganhou vida. E tudo devido às dinâmicas, regras, seres e lugares criados pelo autor, fazendo deste mundo algo tão real e atualizado.
Então o final... Foi PER-FEI-TO!! Não só pelos sentimentos, como, acima de tudo, pelo destino dado aos personagens e às questões que pairavam por resolver ao longo dos volumes anteriores.
Enfim...!! Aconselho-vos a lerem a coleção! Certamente, não será tempo perdido! E só pelo final... Já vale a pena!!! :P
Boas leituras!! ;)
Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido...
Goodreads Challenge
2021 Reading Challenge
Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)