Review: "Sermão de Santo António aos Peixes", de Padre António Vieira
Editora: Porto Editora
Autor: Padre António Vieira
Edição: 1
Número de páginas: 64
Sobre o autor
Conhecido orador religioso, nasceu em 1608 (Lisboa) e veio a falecer em 1697 (Baía), após viver longos anos no Brasil, onde criticou especialmente o poder excessivo exercido pelos colonos sobre os povos nativos.
O livro
Olá a todos!! :)
Eu li este livro nas aulas de Português, como tantos outros livros, que, por não me dedicar a lê-los realmente (ou totalmente), não trago resenha. Desta vez, foi diferente: li-o em casa também, de ponta a cabo, e calmamente.
Trata-se literalmente de um sermão, proferido por Padre António Vieira, ao povo de S Luís do Maranhão, no Brasil, no século XVII. No fundo, critica a corrupção vivida na época, por meio de uma analogia.
Liga o seu sermão ao proferido por Santo António aos peixes e, a partir daí, usa os peixes para mostrar os defeitos dos homens.
Este não é um livro com uma "ação" propriamente dita, e confesso que nunca leria se não fosse para as aulas não leria. É reflexivo...
É um livro intemporal, e que convida à reflexão, pela crítica social mordaz que o livro faz. Contudo, é uma pena que a escrita não seja fluida (o que é natural, tendo em conta a quantidade de vocábulos antigos e estruturas frásicas nada usadas atualmente).
É certo que a ideia foi criativa e que o autor anda "às voltas", explorando bem a metáfora, tendo uma boa estrutura e divisão.
Só é pena que não prenda o leitor como desejado...
Boas leituras!! ;)
Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido...
Goodreads Challenge
2021 Reading Challenge
Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)