Review: "Sr Mercedes", de Stephen King
Editora: Bertrand Editora
Autor: Stephen King
Ediçao: 1
Numero de paginas: 470
Sobre o autor
Nascido em 1947, nos EUA, King publicou a sua primeira short-story aos 20 anos. Enquanto trabalhava como professor de inglês numa escola secundária, nunca deixou de escrever contos e romances. A primeira publicação na década de 70 permitiu-lhe dedicar-se à escrita, sendo o trampolim para o sucesso mundial, com mais de 50 livros nas prateleiras.
O livro
Olá a todos!! :)
Eu sei que vocês estão a reconhecer este livro. E que já falei dele aquando do nosso passatempo antes do Natal! Só que agora eu venho partilhar convosco a experiência que foi a leitura desta história! Já há muito que ansiava por experimentar algo deste autor...
Tudo começa com uma fila de milhares de desempregados desesperados por um trabalho. E com um doente mental que decide investir sobre estas pessoas com um Mercedes roubado.
E é o recém-reformado Hodges quem, depois de uma carta de provocação do autodenominado Assassino do Mercedes, se lança numa investigação para o caçar. E que acaba por envolvê-lo mais do que o esperado...
O próprio assassino acaba por desenvolver uma obcessão por Hodges. Uma obcessão que lhe poderá custar a vida.
Ok, eu gostei do livro. A história conseguiu chamar a minha atenção até certo ponto, e só queria ver o assassino a pagar por tudo o que fez e ainda se preparava para fazer. No entanto... devo dizer que não consideraria o autor o meu número 1, como parece acontecer a nível mundial. Pelo menos, não num thriller.
E acho que a principal responsável é a absurda quantidade de páginas para uma história deste tipo. A meu ver, o autor perdeu-se em demasiados detalhes e repetições, e até em reflexões incompreensivelmente aleatórias. Até podem vir a propósito de uma coisa ou outra, mas são inegavelmente desnecessárias. Falta ainda um maior suspense e imprevistos na ação.
O que torna a leitura mais fácil é a escrita do autor, que segue a bom ritmo e introduz expressões trabalhadas por ele e que soam perfeitamente aos nossos ouvidos. Além disso, os diálogos são supernaturais!
As personagens são bem construídas, ao longo de toda a história. No entanto, não são propriamente cativantes ou envolventes, nem nos fazem sentir próximos delas (pelo menos, a maioria). De qualquer das formas, o mistério e estranheza à sua volta são bem conseguidos, conforme se espera num livro do género.
O melhor de tudo foi o estilo perturbador que a história vai ganhando. Não são raras as ocasiões em que nos arrepiamos com cenas gráficas ou com simples pensamentos. E tudo isto atinge o auge quando comparamos os pensamentos mórbidos e doentios que passeiam nas mentes das personagens com o que elas mostram aos que as rodeiam. O que nos faz concluir que essas pessoas podem fazer parte da nossa vida sem que o saibamos...
Enfim, não há forma de dizer que o Assassino do Mercedes não nos deixa curiosos com a história, ou que não consegue entrar na cabeça do leitor. Porque consegue! E da forma mais sombria...
Boas leituras!! ;)
Oferta de:
Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido...
Goodreads Challenge
2021 Reading Challenge
Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)