Review: "Um Fogo Lento", de Paula Hawkins

21/10/2021

Segredos e passados que ardem lentamente, em conjunto...

Até que um assassinato ameaça torná-los num incêndio descontrolado.



Editora: Topseller (2020)

Autor: Paula Hawkins

Edição: (exclusiva)

Número de páginas: 344




Sobre o autor

Nascida na Rodésia (atual Zimbabué), Hawkins trabalhou para o The Times na área de negócios. Depois de passar por algumas universidades conhecidas, acabou a escrever... Em particular, o mundialmente famoso thriller psicológico "A Rapariga no Comboio". 



O livro

Olá a todos!! :)

Eu sei, eu sei... Há muito tempo que não escrevo uma opinião. E mesmo as leituras têm sido poucas. Na verdade, poucas é um valente eufemismo, não é verdade? XD Tem sido uma miséria! E muito por um conjunto de mudanças e adaptações que me enriqueceram imenso, mas também me retiraram tempo e energia para leitura.

E esta foi a típica leitura que faria num só dia... Se tivesse tempo. A cada capítulo, eu sabia que leria o próximo, e o seguinte, e o que vinha depois. Mas nunca, NUNCA tinha tempo. E, assim, aos bocadinhos, devorei os capítulos que a vida me permitiu, e adentrei no fogo lento em que coze a mais recente história de Paula Hawkins.

Tudo começa com o assassinato de um rapaz num barco em Londres. A procura pelo culpado leva-nos a conhecer várias personagens que se moviam à sua volta e cujas histórias vamos conhecer... A rapariga problemática que o viu pela última vez, a tia que o via em substituição do filho que perdeu, a vizinha durona que encontrou o corpo... E todas elas têm passado. Um passado com segredos que este incidente vai trazer à tona. Um fogo lento que arrisca abandonar o silêncio em que ardia e provocar um incêndio que já não se pode esconder... 

Eu li este livro antes do lançamento mundial. Fui presenteado com a edição exclusiva do projeto da divulgação da Topseller e não podia ter ficado mais satisfeito por ter começado a leitura o mais brevemente que pude, especialmente depois de ter gostado do "Escrito na Água"! Obrigado, Topseller! Adorei a experiência! :)

A edição é mais simples do que a capa final, mas acho que ficou pura e simplesmente perfeita! Ah, e o kit veio com brinde! (Vou deixar foto com um deles lá em baixo ;))


Um Fogo Lento realmente... Na verdade, é mesmo esta a perceção com que ficamos na leitura... Seja pelas imagens trazidas, seja pelo arredondar esfumado da escrita, movemo-nos numa atmosfera acinzentada, meio dark, com uma mistura de nevoeiro e lareira fraca. E essa sensação constante foi de certeza fruto de um trabalho cuidado que merece um enorme parabéns.

Contudo, o fogo que não foi tão lento foi aquele que deu entrada às personagens. Para ser honesto, a palavra mais acertada aqui é mesmo "fogo no cu", porque não paravam de aparecer mesmo ahahahah e não é que a ação estivesse rápida no início (muito pelo contrário...). Somente não havia tempo para assimilar as coisas antes de entrar mais alguém. Porém, isto é só nas primeiras páginas, depois tudo se encaixa bem na nossa cabeça de leitor :)

Já o ritmo da história em si em termos de acontecimentos que fizessem avançar o enredo precisava de um empurrãozinho nessa parte...

Mas antes que fiquem alarmados, o ritmo da história depois aumentou exponencialmente! Aliás, foram tantas as mudanças, os acontecimentos inesperados e os twists na história que eu só precisava de ler mais e mais e descobrir tudo de uma vez. Saber o que estava por trás daqueles pensamentos e daquelas atitudes que só nos eram parcialmente revelados naquele momento...

Sim, porque existe sempre motivo, não duvidem. E este livro não deixa pontas soltas. É, sem dúvida nenhuma, um livro bem escrito (e que começa a fluir bem depois das primeiras páginas) e, acima de tudo, bem pensado. Cada palavra está lá por um motivo e não há nada desnecessário ali. Nada mesmo. E isso quer dizer que às vezes o livro também exige muito raciocínio e se torna bastante cerebral. Há que pensar um pouco e unir as linhas incompletas na nossa cabeça.

Realmente, não há ponto sem nó para Paula Hawkins, nem para as suas personagens. Há algumas muito cativantes, especialmente na sua vulnerabilidade, e outras nem tanto. Mas todas elas com histórias marcas, cicatrizes. Não há almas leves e livres ali há pessoas reais, marcadas e parcialmente - ou quase totalmente - destruídas por dentro. E esta perceção é construída também através de flashbacks.
Houve quem se queixasse por serem "demasiados", mas não concordo nada com isso. Estão no ponto certo para a história que é. Especialmente quando esta é uma história de personagens e das suas marcas e das suas implicações para a ação principal. E Paula Hawkins faz-nos adentrar nesses espaços cinzentos do passado com um talento silencioso mas gigante.

Outro ponto que quero adicionar antes de vos deixar (para irem ler o livro, claro XD) é a relação entre as personagens. Bem, não tanto a relação entre elas. É mais a forma como as suas visões da vida, marcadas pelo que viveram, influenciam o modo como se veem umas às outras. E ver as personagens por dentro e aos olhos dos outros teve uma mística cinzenta especial aqui.


Em resumo... Foi, sem dúvida, uma boa experiência! Poderia melhorar na parte inicial em termos de ritmo e de entrada de personagens, sem dúvida, mas conseguiu perfeitamente o objetivo a que se propôs. Para além disso, um bónus é o facto de os capítulos serem curtos e ajudarem a rajar a leitura!
Isso e o modo como, por vezes, o livro choca no meio do sombrio humano em que nos mergulha...

Esse fogo lento que, quem sabe, temos dentro de nós...

Boas leituras!! ;)

(olhem só a garrafa!!)

Oferta de:


Instagram

Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido... 

Goodreads Challenge

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
NoConforto has read 0 books toward their goal of 50 books.
hide

 



Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)

Os nossos parceiros