TV: Maratona de Harry Potter!

19/10/2019

Review


Olá a todos!! :)

Eis o momento de vos contar como foi a minha fantástica maratona de Harry Potter. Foi rápido, hem? É verdade... Mas terminei "Os Talismãs da Morte", cedi às insistências da minha priminha (né, Nonô?) e da minha própria vontade, e atirei-me de cabeça a esta enorme franquia de adaptações incríveis.

Não é preciso dizer que não foi a mesma coisa do que ler os livros... Nem tal seria possível. Contudo, nos primeiros filmes (em particular no 2º), a sensação foi muito semelhante. O que acontece é que o tom inicial de Harry Potter dos ecrãs é ligeiramente mais sombrio e obscuro do que o dos livros, seguindo desde cedo um caminho de linhas retas e um azulado frio. Menos tranquilo, parece que até o desabrochar da história se torna mais dramático e até um pouco mais assustador para os mais novos. Parece que se perde essa pequena magia, quase decorrente da escrita, mas que, mesmo sendo única, poderia ter sido passada quase devidamente para o ecrã, como algumas cenas chegaram a demonstrar.

Acabei por encarar os filmes como produções muito boas, mas, acima de tudo, como ótimos resumos dos livros, especialmente a partir do 4º volume (ainda que no terceiro já se tenham sentido alguns cortes de conteúdo...). A verdade é que passar um calhamaço de 750 páginas para uma sucessão de duas horas e meia de cenas encadeadas não é nada fácil... Em especial quando tanto é apresentado na narração.


Sem dúvida que os produtores destes filmes fizeram um trabalho incrível ao selecionar o essencial de cada história para a manterem um entretenimento de elevada qualidade. Ainda assim, alguns momentos continuavam a fazer falta... como a regular saída de Privet Drive, ou a visita a Diagon-al, sem esquecer a viagem no Expresso de Hogwarts, que confere sempre um tom de mistério introdutório e de uma novidade algo expectante. Em "O Cálice de Fogo", por exemplo, quase não parece ter existido um ano letivo em Hogwarts, apenas as provas do Torneio dos Três Feiticeiros.

Agora carregando mais nos filmes propriamente ditos do que nos livros, tendo em conta que as alterações na história (que não sejam omissões por falta de tempo) até não passaram de ocasionais detalhes...

A criatividade está toda lá. Os objetos são muito particulares e os próprios cenários são perfeitamente construídos, o que é ainda mais difícil do que nos livros, porque todas as omissões tiveram de ser minuciosamente preenchidas por objetos, cores e formas que nos permitam manter dentro do tom e do estilo de cada lugar mágico.

Por falar em lugares, as paisagens à volta de Hogwarts estão incríveis. E as filmagens são certamente um enorme passo em frente na época, até no que toca às técnicas utilizadas na gravação de cada cena.

As personagens são as mesmas, cativantes e de personalidades e modos únicos. O trabalho de preparação dos atores é de louvar, porque (à exceção de Lucius Malfoy, sobre o qual não existia muita informação nos livros e que foi muito criativamente recriado), todas as personalidades ganharam vida nos ecrãs com um realismo inacreditável.

De qualquer das formas, devo admitir que nem todas as atuações foram irrepreensíveis desde o princípio. E isto sentiu-se em particular nos primeiros filmes, em que os atores principais ainda eram muito novos e não tiveram as formações cumulativas que lhes permitiram evoluir nos restantes filmes. Em "A Pedra Filosofal", por exemplo, enquanto a nossa Emma Watson já apresentava um talento invejável, Harry mantinha-se nas meias expressões de tom apático e surpreendido.

A minha última crítica a uma franquia que certamente nunca desce dos 8/10 vai para a apresentação da informação, que, por vezes, dada a necessidade de avançar rapidamente, não é totalmente clara. E isso pode depois prejudicar a vivência das reviravoltas de certos eventos especiais, que acabam por se tornar marcantes apenas para os que leram os livros.

Seja como for, vou adorar sempre as histórias e o mundo de Harry Potter. Ou, como faz tanto sentido dizer agora...

Always.

Boas leituras!! ;)

PS: A luta final com o Voldemort foi muuuito maior, o que fez imenso sentido! Depois de tanta expectativa à volta desse momento em 7 livros, temos que montar um confronto decente.. XD>


Instagram

Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido... 

Goodreads Challenge

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
NoConforto has read 0 books toward their goal of 50 books.
hide

 



Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)

Os nossos parceiros